Por que doar sangue

Todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações, que não engrossam nem afinam o sangue do doador. É fácil e seguro, e não se pode mentir nem omitir informações, pois quem recebe o sangue pode ser contaminado.



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Hemorio lança campanha para doações de sangue no Carnaval







O Hemorio lança, a nona edição da campanha “Vista a Fantasia da Solidariedade”, que contará com a presença do Secretário de Saúde do Estado do Rio, Sérgio Côrtes.
O objetivo da campanha é incentivar doações – a média diária é de 300 doadores – e alertar a população para os riscos da falta de sangue no período de Carnaval, época em que historicamente, há uma queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias.
Integrantes da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro também participam do lançamento. Várias ações estão sendo programadas para a campanha, que só termina depois do Carnaval. Luiza Brunet, madrinha oficial da campanha, estará ao lado de diversas agremiações e personalidades do mundo do samba como Diogo Nogueira, Selminha Sorriso, Marcela Alves, Milena Nogueira e Viviane Araújo.
Segundo a diretora geral do Hemorio, Clarisse Lobo, a campanha desse ano terá um tom diferente.“Assim como no ano passado, o momento é de união e solidariedade. Passamos recentemente por um momento difícil no Rio de Janeiro com o desabamento dos prédios no Centro e, mais uma vez, constatamos a mobilização da população, que tem se mostrado cada vez mais solidária. Para a campanha de Carnaval, novamente vamos precisar da ajuda da população carioca para que os estoques de sangue estejam abastecidos para possíveis emergências”, explicou a diretora.
O Hemorio vai realizar diversas ações até o Carnaval. No dia 15 de fevereiro, o instituto já prepara uma coleta móvel na Cinelândia, esperando repetir o sucesso de comparecimento de novos doadores.
“Acho muito importante essa conscientização da população. A campanha do Hemorio é mais uma oportunidade para que as pessoas exerçam a sua cidadania. A doação de sangue é uma forma muito simples de contribuição. Além disso, é gratificante, pois saímos com a sensação de dever cumprido quando sabemos que, com esse gesto, salvamos até três vidas”, explicou Luiza Brunet, que se prepara para sua décima doação consecutiva.
Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do Hemorio, no endereço www.hemorio.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário