Por que doar sangue

Todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações, que não engrossam nem afinam o sangue do doador. É fácil e seguro, e não se pode mentir nem omitir informações, pois quem recebe o sangue pode ser contaminado.



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

 

Estoques de sangue estão críticos

Período de férias e, agora, carnaval, é uma época onde os doadores de sangue ‘somem’ dos hemonúcleos do Estado.

Na capital, a fundação responsável pelo abastecimento de 128 hospitais registrou queda de 30% nas doações em janeiro e pede ajuda da população para garantir bolsas neste período.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu convocar os paulistas para que doem sangue antes do Carnaval. O receio da pasta é que durante o período de folia os estoques de bolsas de sangue comprometam até mesmo a realização de cirurgias.

Os estoques da Fundação Pró-Sangue, órgão da Secretaria responsável pelo abastecimento de 128 hospitais na capital e Grande São Paulo, registraram queda de 30% em janeiro, período de férias, e encontram-se em níveis críticos.

Em Catanduva segundo a Assistente Social e responsável pela capitação de sangue e medula do Hemonúcleo local as doações de sangue tiveram grande queda, fazendo com que os estoques caíssem até 50%. “Nessa época do ano os doadores não vêm doar. Por isso fazemos um trabalho de captação, ligando para os doadores e mandando cartas, porém ainda assim a procura por doação é bem baixa”, lamenta Francisca.
A responsável pela captação convida os doadores para doarem sangue antes do carnaval ou até mesmo durante tendo em vista o funcionamento do Hemonúcleo.

“O doador pode vir aqui, pois estaremos funcionando em horário normal e isso, sem dúvida, é muito importante para nós”, diz.

ESTADO

A queda nos estoques de sangue, segundo a saúde, retrata um índice extremamente crítico no que diz respeito aos padrões de regularidade da manutenção dos estoques da Fundação, órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo responsável pelo abastecimento de 128 hospitais da rede pública da Região Metropolitana.

“É fundamental que a população faça as doações antes do feriado de Carnaval para evitar que os estoques caiam ainda mais e possibilitando a realização de cirurgias de urgências", afirma Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede.

A Pró-Sangue nesse momento necessita de doadores de todos os tipos de sangue. Algumas ações como a convocação de doadores por telefone, e-mail e SMS foram tomadas. Na semana passada uma campanha de doação de sangue nas empresas foi lançada, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, com disponibilização de coletas externas. Mas o apoio da população, doando sangue nos postos de coleta da Pró-Sangue, é fundamental para a rápida regularização dos estoques.

DOADOR

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

É recomendável evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, em caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes.

Mais informações no site da Pró-Sangue: www.prosangue.sp.gov.br ou pelo Alô Pró-Sangue 0800-550300.

O hemonucleo Catanduva está localizado na rua 13 de Maio, 974, Centro. O funcionamento é de segunda-feira à sexta-feira das 7 às 13 horas. Aos sábados das 7 às 12 horas, sendo que na segunda de carnaval e na quarta-feira de cinzas o atendimento será normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário