Por que doar sangue

Todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações, que não engrossam nem afinam o sangue do doador. É fácil e seguro, e não se pode mentir nem omitir informações, pois quem recebe o sangue pode ser contaminado.



segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012




Campanha incentiva a doação de sangue antes do Carnaval

 Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, o INCA promove mais uma edição da mobilização Bloco da Solidariedade, com o slogan ‘Tá na hora de doar’, para estimular a doação de sangue. Haverá panfletagem nas unidades hospitalares convocando o público a doar e também a divulgar a iniciativa. Na filipeta que será distribuída, o alerta: “Uma horinha ou duas da sua vida podem se transformar em muitos anos de vida para alguém”.

“O Serviço de Hemoterapia recebe aproximadamente 1.600 doadores por mês para atender à demanda do INCA. No entanto, próximo aos feriados, como o Carnaval, este número diminui cerca de 50%. A mobilização para ‘desfilar no Bloco da Solidariedade’ é fundamental não só para suprir o Banco de Sangue nesta época, como para ajudar a conscientizar as pessoas do quanto é importante doar sangue com regularidade”, esclarece Iara Motta, chefe do Serviço de Hemoterapia do INCA.

O interessado deve trazer documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação); estar bem de saúde; ter entre 18 e 67 anos; pesar mais de 50 kg; não estar em jejum e evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. O Banco de Sangue do INCA fica no prédio da Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar, e funciona das 7h30 às 14h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário