Por que doar sangue

Todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações, que não engrossam nem afinam o sangue do doador. É fácil e seguro, e não se pode mentir nem omitir informações, pois quem recebe o sangue pode ser contaminado.



sábado, 2 de abril de 2011

Guerra Municipal adere à doação de sangue.


Que tal doar também?

Foto: Marco Esteves
Teresópolis, 18/03/2011 - Numa atitude cidadã e solidária, mais uma vez a Guarda Municipal aderiu à campanha de doação de sangue lançada pelo Hemonúcleo de Teresópolis, a fim de reforçar o estoque que abastece os hospitais da cidade e de municípios vizinhos.
Na última quarta, 16, um grupo de 20 guardas municipais se apresentou no banco de sangue, dos quais 15 foram considerados aptos para a doação, após triagem.
A ação foi acompanhada pela Subsecretária de Segurança Pública, Michele Barreto, e pela Coordenadora da Guarda Municipal, Renata de Paula. “O efetivo foi dividido para a campanha, pois parte dos agentes estava em serviço ou já havia doado sangue recentemente.
A Guarda Municipal de Teresópolis é voluntária, republicana e cidadã, e está sempre disposta a participar de ações em prol da população”, assinalou a Subsecretária.
Segundo o Secretário Municipal de Segurança Pública, Laet Moutinho, o Governo Jorge Mario investe na implementação de uma Guarda Municipal atuante na proteção dos prédios municipais, na manutenção da ordem pública em parceria com as demais forças de segurança, bem como na segurança no trânsito, sempre seguindo valores e princípios de convivência cidadã e harmoniosa com a sociedade.
“A iniciativa faz parte das ações de incentivo ao voluntariado postas em prática há dois anos pela Secretaria de Segurança e que vêm sendo intensificadas após a calamidade de 12 de janeiro. A ideia é estimular a participação cada vez mais frequente dos nossos guardas municipais em ações humanitárias, em benefício da população”, explicou Laet Moutinho.

Sangue é vida

Periodicamente, a Secretaria de Saúde realiza campanhas para aumentar o número de doações de sangue no Hemonúcleo de Teresópolis, que funciona na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 12h. Também são agendados atendimentos de grupos de doadores. Os interessados no agendamento podem entrar em contato com o Hemonúcleo pelo telefone 3641-5872 ou pelo e-mail hemotere@yahoo.com.br
Para doar sangue deve ser apresentado documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação). É preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, além de não fazer parte do grupo de risco de doenças sexualmente transmissíveis e de usuários de drogas.
Não é preciso estar em jejum, basta evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Mulheres podem realizar até três doações por ano, em intervalos de, pelo menos, três meses, e os homens quatro doações, com intervalo de, pelo menos, dois meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário