Por que doar sangue

Todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações, que não engrossam nem afinam o sangue do doador. É fácil e seguro, e não se pode mentir nem omitir informações, pois quem recebe o sangue pode ser contaminado.



sábado, 26 de março de 2011

Trote Solidário propõe doação de sangue.





Como ocorre todos os semestres, mais uma vez os calouros da UFSC são chamados a participar do Trote Solidário, fazendo doação voluntária de sangue ao Hospital Universitário. Com isso, além de evitar brincadeiras que podem ser violentas ou constrangedoras, os estudantes ajudam a resolver o problema da baixa frequência do estoque de sangue no HU, hospital que atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e recebe pacientes de todo o Estado.

O material vem sendo coletado no Banco de Sangue do HU, que fica no Edifício Voluntária Dona Cora (atrás do Banco do Brasil), de segunda a sexta-feira. Para atender aos alunos, até o dia 18 de março, a coleta será das 8h às 16h. Após esta data, o horário será das 8h às 12h. A intenção é não limitar a campanha à semana da chegada dos calouros, dando um caráter de continuidade à proposta, para alertar a comunidade acadêmica e os novos universitários sobre a importância de doarem sangue de forma consciente e responsável. A iniciativa é da Associação dos Amigos do Hospital Universitário (AAHU), Pastoral Universitária e acadêmicos dos cursos de graduação, com apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

De acordo com o professor Alcides Milton da Silva, do Departamento de Saúde Pública da UFSC, a tendência é que a PRAE institucionalize o processo, convencendo mais alunos a se tornarem doadores permanentes. “Sangue não se fabrica, e por isso a doação é a única saída”, afirma Alcides, que é gestor de Assistência à Saúde do Estudante da UFSC, instância recém-criada na instituição.


Ele chama a campanha de “ação de solidariedade” e informa que o sangue coletado é fracionado em quatro partes (hemocomponentes), que são as hemácias, o plasma, os leucócitos e as plaquetas. “Portanto, um doador pode ajudar quatro pessoas diferentes”, ressalta. A partir de agora, o trabalho conta com o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que leva a campanha de doação para as salas de aula de toda a Universidade.

Para dar mais visibilidade à ação, a equipe da PRAE vem distribuindo folders e afixando cartazes em pontos estratégicos da UFSC, como os centros de ensino, o HU e o Restaurante Universitário (RU).

Requisitos para doar:
  • Ter entre 18 e 65 anos
  • Pesar mais de 50 quilos
  • Estar em boas condições de saúde física e mental
  • Não estar em jejum
  • Não ter ingerido alimento gorduroso nas últimas 24 horas
  • Não ter recebido sangue nos últimos 12 meses
  • Não estar grávida ou ter dado à luz há menos de seis meses
  • Não ter comportamento de risco para DSTs (doenças sexualmente transmissíveis)
  • Não ser usuário de drogas
  • Apresentar documento com foto
Mais informações com Alcides pelo fone:(48) 3721-9114 e (48) 3721-9859.

Nenhum comentário:

Postar um comentário