Por que doar sangue

Todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações, que não engrossam nem afinam o sangue do doador. É fácil e seguro, e não se pode mentir nem omitir informações, pois quem recebe o sangue pode ser contaminado.



segunda-feira, 20 de maio de 2013

Nova Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer é divulgada pelo MS

17/05/2013 - O Ministério da Saúde (MS) publicou hoje no Diário Oficial da União a Portaria 874 que institui a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo da política é a redução da mortalidade e da incapacidade causadas pela doença e ainda possibilitar a redução da incidência de alguns tipos de câncer, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos usuários com a enfermidade, por meio de ações de promoção, prevenção, detecção precoce, tratamento oportuno e cuidados paliativos.
A portaria traz ainda os princípios e diretrizes relacionadas à comunicação em saúde para a formulação das estratégias que permitam a disseminação de conhecimentos sobre o câncer a profissionais e à população em geral.
Compete ao MS, por meio da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), em conjunto ou não com outras secretarias, e do INCA, a estruturação e implantação da Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer.
As unidades gestoras do SUS nos três níveis de governo (municipal, estadual e federal) devem apoiar e acompanhar o funcionamento dos registros hospitalares de câncer (RHC) nas unidades habilitadas em alta complexidade em oncologia no envio das bases de dados ao INCA, anualmente, para consolidação nacional e divulgação das informações.
Cabe exclusivamente ao INCA a tarefa de consolidar os dados de registros de RHC enviados pelas secretarias municipais de saúde que possuam implantado o Registro de Câncer de Base Populacional (RCBP).




Nenhum comentário:

Postar um comentário