Por que doar sangue

Todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações, que não engrossam nem afinam o sangue do doador. É fácil e seguro, e não se pode mentir nem omitir informações, pois quem recebe o sangue pode ser contaminado.



quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Atualizado em 10/01/2012 07h18

Doações de sangue caem pela metade durante as férias em SP

Hemocentro em São Bernardo do Campo precisa de voluntários.
Saiba quais as exigências para ser um doador.

No período de férias os hospitais costumam sofrer – as doações de sangue diminuem, e os estoques dos bancos de sangue costumam reduzir muito. No Hemocentro de São Bernardo do Campo, no ABC, as doações caíram para menos da metade do usual – o local tem capacidade de atender 3 mil doadores por mês, e está recebendo apenas 1,3 mil.
Para doar, as pessoas devem ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg e levar um documento de identidade original. Também é recomendado estar alimentado, evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.
Em cada doação, são retirados 450 ml de sangue – a quantidade é reposta pelo organismo do doador em 24 horas. O Hemocentro de São Bernardo do Campo atende a Fundação ABC Hospital de Ensino Padre Anchieta, o Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo e o pronto-socorro central da cidade.
O Hemocentro fica na Rua Pedro Jacobucci, 440, em São Bernardo do Campo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário