Por que doar sangue

Todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações, que não engrossam nem afinam o sangue do doador. É fácil e seguro, e não se pode mentir nem omitir informações, pois quem recebe o sangue pode ser contaminado.



quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Campanhas de doação de sangue ganham força nas redes sociais ..............


‘Sangue se paga com sangue’. Esse é o lema dos hospitais que precisam repor o estoque utilizado em cirurgias, emergências e transfusões. O Brasil necessita de 5,5 mil bolsas de sangue por dia e a busca por doadores não para. Campanhas tradicionais se juntam às novas estratégias de divulgação, como apelos em publicações pelas redes sociais e até propaganda exclusiva pela internet. Vale tudo para angariar voluntários.
O programa Espaço Aberto Saúde mostra que muitas pessoas dão de presente sangue, leite materno, medula óssea e também o próprio rim. São os doadores de saúde. Quanto mais doadores, mais chances de salvar vidas. O programa mostra a história da psicóloga e blogueira Carol Rocha, que foi atropelada por um ônibus e precisou de uma transfusão de sangue. Na UTI, o hospital utilizou dez bolsas de sangue enquanto Carol estava na UTI. Depois do sufoco e já na recuperação, a jovem organizou uma campanha pela internet e conseguiu, em poucas horas, doadores suficientes para repor o sangue. “Depois que o médico contou o que eu tinha usado de sangue para sobreviver, eu pensei: ‘como eu nunca tinha pensado em doar?’”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário