Por que doar sangue

Todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações, que não engrossam nem afinam o sangue do doador. É fácil e seguro, e não se pode mentir nem omitir informações, pois quem recebe o sangue pode ser contaminado.



segunda-feira, 28 de setembro de 2015

parece inofensivo, mas fumar narguilé é como fumar 100 cigarros.



O narguilé — também conhecido como cachimbo d’ água ou shisha ou Hookah — é um dispositivo para fumar no qual o tabaco é aquecido e a fumaça gerada passa por um filtro de água antes de ser aspirada pelo fumante, por meio de uma mangueira. Por utilizar mecanismos de filtro, o consumo de narguilé é visto como menos nocivo à saúde. Porém, seu uso é mais prejudicial que o de cigarros. Segundo a Organização Mundial da Saúde (2005) uma sessão de narguilé dura em média de 20 a 80 minutos, o que corresponde à exposição de todos os componentes tóxicos presentes na fumaça de 100 a 200 cigarros.
O narguilé tem uma característica peculiar que reforça o aspecto da socialização: um único cachimbo pode ser usado por várias pessoas simultaneamente. Tal fato é atraente, especialmente para os jovens.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário