Por que doar sangue

Todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações, que não engrossam nem afinam o sangue do doador. É fácil e seguro, e não se pode mentir nem omitir informações, pois quem recebe o sangue pode ser contaminado.



domingo, 25 de maio de 2014

Doação de Plaquetas é um ato de amor
 
 
A aférese é um tipo de doação onde se coleta apenas um componente específico do sangue.

Quais são os componentes do sangue?

O sangue é formado pelo plasma e por células - hemácias, plaquetas e leucócitos. As principais funções destes elementos são:

Plasma - controlar hemorragias
Hemácias - transportar o oxigênio para todo o organismo,
Plaquetas - controlar sangramentos
Leucócitos - combater infecções
O HEMORIO coleta plaquetas por aférese de 2ª a 6ª feira por meio de um equipamento que permite retirar somente as plaquetas.
 

Em uma doação de plaquetas por aférese é possível coletar de 6 a 8 vezes mais plaquetas do que em uma doação de sangue total, sem causar qualquer dano ao doador.
Quem precisa de transfusão de plaquetas?
Pacientes em tratamento de doenças hematológicas, como a leucemia e outros tipos de câncer.
Quem pode doar?
As condições básicas para se doar somente plaquetas são as mesmas para quem doa sangue. Assim como na doação de sangue total, não é necessário estar em jejum.
Quais são os riscos para quem doa?
A doação por aférese não faz nenhum mal à saúde e a reposição das plaquetas é feita pelo organismo em 48 horas. Essa rápida restituição permite que a pessoa doe novamente em 72 horas. Todo material empregado é descartável, estéril e individual, não trazendo, portanto, qualquer risco de contaminação.
Quanto tempo leva uma doação por aférese?
Todo o processo dura cerca de 1 hora.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário