Por que doar sangue

Todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações, que não engrossam nem afinam o sangue do doador. É fácil e seguro, e não se pode mentir nem omitir informações, pois quem recebe o sangue pode ser contaminado.



domingo, 20 de abril de 2014



INCA precisa de doações de sangue 

 O Serviço de Hemoterapia do INCA faz um apelo à população para doar sangue e plaquetas para abastecer o estoque que atende aos pacientes de suas cinco unidades hospitalares. Em feriados prolongados costuma haver diminuição de até 50% nos estoques, devido ao baixo comparecimento por parte de doadores. Este mês haverá um longo feriado por ocasião de três datas festivas: Semana Santa, Tiradentes e São Jorge.
Os pacientes do INCA são submetidos a cirurgias, quimioterapia, radioterapia e transplantes de medula óssea e recebem transfusões de sangue regularmente. O hospital precisa manter estoque suficiente para atender aos cerca 1,3 mil pacientes mensais.
Doar sangue é seguro
Qualquer pessoa em boas condições de saúde, entre 16 e 69 anos e pesando mais de 50kg pode doar sangue. Não é necessário estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como as grávidas e as mulheres no pós-parto (no período de três meses após o parto).
Os doadores devem apresentar documento com foto e os menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
Compareça ao banco de sangue do INCA (Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro) e salve vidas. O funcionamento durante o feriado será nos seguintes horários:
- de 14 a 17/04 - das 7h30 às 14h30
- dia 19/04 - das 8h às 12h
- dias 24 e 25/04 - das 7h30 às 14h30
- dia 26/04 - das 8h às 12h
Outras informações pode mser obitdas nos telefones: (21) 3207-1021 / 1580.



Nenhum comentário:

Postar um comentário