Por que doar sangue

Todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações, que não engrossam nem afinam o sangue do doador. É fácil e seguro, e não se pode mentir nem omitir informações, pois quem recebe o sangue pode ser contaminado.



sábado, 8 de março de 2014

 
 
 
 
  •      
    06 de Março de 2014 ás 17:23 - Saúde

    Hemocentro de Sergipe reforça necessidade de doação de plaquetas

     Solicitação visa atender as cirurgias eletivas e os pacientes internados na rede hospitalar, em especial, aqueles que precisam de plaqueta - hemocomponente do sangue que tem duração de apenas, cinco dias.
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) agradece o gesto solidário dos doadores que colaboraram com a doação de sangue durante o carnaval e convida a população para contribuir com a manutenção do estoque de plaquetas. A solicitação visa atender as cirurgias eletivas e os pacientes internados na rede hospitalar, em especial, aqueles que precisam de plaqueta - hemocomponente do sangue que tem duração de apenas, cinco dias. 
Capturar.PNG


 
“Nesse momento estamos mobilizando os doadores de plaquetas cadastrados ao Hemose para renovar a doação e ajudar na manutenção do estoque e assim atender tranquilamente os pacientes que aguardam esse importante hemocomponente”, informou a assessora técnica da Coleta, enfermeira Florita Aquino.
 
florita aquino _ foto _ ascom_fsph_810665b1316db0016f4f77009ac3b068.jpg

Conforme a profissional a plaqueta é uma parte do sangue responsável pela coagulação. “Cada hemocomponente tem uma finalidade especifica, no caso das plaquetas é utilizado em pacientes politraumatizados, transplantados, em tratamentos oncológicos e nas UTIs dos hospitais. Por isso que é importante a adesão do doador”, pontuou ela.
 
Ela explicou também que a coleta de sangue padrão dura em média quinze minutos, enquanto a coleta de plaquetas separadamente, feita através da máquina de aférese dura cerca de uma hora e trinta minutos. O doador é conectado à máquina, através de punção venosa, ou seja, uma veia do doador é selecionada, uma agulha alcança essa veia e, por meio de um cateter, o material coletado é levado à máquina.
 
Através da centrifugação a máquina separa o sangue do doador e retira somente as plaquetas, devolvendo as outras células ao doador. O sangue mantém contato apenas com um material descartável e estéril que se chama kit.
 
Para finalizar a enfermeira, destacou que a necessidade por doações diárias deve-se ao período de validade de cada um dos hemocomponentes produzidos a partir do sangue. “No caso das plaquetas, responsável pela coagulação, após ser processado, o produto só pode ser transfundido no pacientes em até cinco dias. Os demais componentes como as hemácias têm a validade de 23 a 45 dias, já o plasma congelado pode variar de um a dois anos”, detalhou Florita.
 
Serviço

As pessoas interessados em conhecer mais sobre a doação de plaquetas e contribuir com o serviço deve entrar em contato com o Serviço de Social, através dos telefones (79) 3225-8000 e 3259- 3174. A coleta de sangue do Hemocentro de Sergipe funciona diariamente de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 17h, e aos sábados e feriados de 8h às 12h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário