Por que doar sangue

Todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações, que não engrossam nem afinam o sangue do doador. É fácil e seguro, e não se pode mentir nem omitir informações, pois quem recebe o sangue pode ser contaminado.



terça-feira, 19 de novembro de 2013

INCA realiza campanha para doação de sangue
[Volta]
Dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Para celebrar a data, o Serviço de Hemoterapia do INCA realiza uma campanha para doação de sangue. Atualmente, a instituição recebe doação de cerca de 60 bolsas de sangue por dia. A chefe do Serviço, Iara Motta, afirma que este número é baixo. “O ideal seriam 90 bolsas diárias. Estamos solicitando às pessoas para nos ajudarem a atingir esta meta”.

Depois dos hospitais de emergência o INCA é a unidade pública de maior movimento de pacientes no Rio, com cerca de 250 mil consultas e 9 mil cirurgias anuais. Além das cirurgias, os pacientes em tratamento quimioterápico ou radioterápico e os que têm leucemia necessitam de transfusões de sangue e de plaquetas regularmente.

O Serviço de Hemoterapia do INCA atende às necessidades das cinco unidades do Instituto: os Hospitais do Câncer I, II, III, IV e o Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO).

O procedimento para a doação de sangue é simples. Após passar por uma entrevista de avaliação, são coletados aproximadamente 450ml de sangue do doador. Todo processo dura cerca de uma hora. “O material utilizado para a coleta é descartável e o doador não corre nenhum risco”, comenta Iara.

O doador deve ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, estar com documento de identidade e evitar alimentos gordurosos no dia da doação.

O Banco de Sangue do INCA funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e aos sábados, das 8h às 12 horas, na Praça Cruz Vermelha, 23, no Centro do Rio de Janeiro. Já a coleta de plaquetas por aférese (processo em que são retiradas apenas as plaquetas do sangue) ocorre de domingo a domingo, com hora marcada pelo telefone (21) 2506-6064.



Instituto Nacional de Câncer - INCAPraça Cruz Vermelha, 23 - Centro
20230-130 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3207-1000

Nenhum comentário:

Postar um comentário