Por que doar sangue

Todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações, que não engrossam nem afinam o sangue do doador. É fácil e seguro, e não se pode mentir nem omitir informações, pois quem recebe o sangue pode ser contaminado.



sexta-feira, 28 de junho de 2013

O processo de doação de plaquetas
A plaqueta é um dos componentes do sangue fundamental no processo de coagulação. A diminuição na quantidade de plaquetas (ou alteração em sua função) pode predispor a sangramentos. A transfusão de concentrado de plaquetas é uma das formas de minimizar o risco de hemorragia, muito freqüente em pacientes portadores de tumor em tratamento com quimioterapia, naqueles submetidos a transplantes ou com falência de medula óssea.
A Doação de Plaquetas é diferente da Doação de Sangue: Retira-se o sangue, separam-se as plaquetas e, então, devolvem-se os outros componentes do sangue ao doador. Tudo isso de forma concomitante, estéril e segura.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário