Por que doar sangue

Todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações, que não engrossam nem afinam o sangue do doador. É fácil e seguro, e não se pode mentir nem omitir informações, pois quem recebe o sangue pode ser contaminado.



terça-feira, 9 de novembro de 2010

A doação de sangue consiste em um ato voluntário de permitir a retirada  do seu próprio sangue para beneficiar as pessoas que necessitam receber  sangue por qualquer motivo. Infelizmente ainda não foi encontrado nenhum  substituto para o sangue, ou seja, é um tecido de extrema importância e  valor, pois a sua ausência resulta em morte.  O indivíduo que deseja doar seu sangue em prol de outras pessoas precisa  se encaixar em alguns requisitos como:  - Ter boa saúde,  - Ter acima de 18 anos,  - Pesar acima de 50 kg,  - Não estar grávida,  - Não estar em jejum,  - Não estar doente e/ou com febre,  - Não utilizar medicamentos,  - Não ter hepatite B ou C, Aids, Doença de Chagas, Malária  - Não utilizar drogas injetáveis e outros.  Para doar sangue o indivíduo preenche um cadastro com seus dados  pessoais para que seja cadastrado como doador e ainda para que seja  produzida sua carteira de doador. Após o cadastro o mesmo é levado até  um profissional que irá verificar seu peso, batimentos cardíacos e  pressão arterial. Depois é submetido a exames e à triagem clínica, onde  responde perguntas importantes sobre sua condição física.  Depois de realizados todos os procedimentos necessários, o indivíduo que  estiver apto a doar sangue é encaminhado à sala de coleta, onde são  retirados 450 ml de sangue do seu braço. Após a doação um lanche é  servido ao doador que precisará tomar muito líquido no decorrer do dia.

A bolsa que recebe o sangue retirado é encaminhada ao fracionamento,  onde será separada em até quatro componentes (hemácias, plasmas,  plaquetas e fatores de coagulação) que em seguida são levados ao local  onde serão armazenados até que sua utilização seja necessária.  O indivíduo ao doar sangue não apresenta nenhuma manifestação corpórea.  Os cuidados após a coleta são: evitar dobrar o braço pelo qual o sangue  foi retirado, evitar esforço físico no dia da coleta, manter o curativo  por até quatro horas, não fumar nas primeiras duas horas e não ingerir  bebidas alcoólicas nas próximas doze horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário