Por que doar sangue

Todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações, que não engrossam nem afinam o sangue do doador. É fácil e seguro, e não se pode mentir nem omitir informações, pois quem recebe o sangue pode ser contaminado.



domingo, 24 de outubro de 2010

Doação de Plaquetas.

 
O que são plaquetas?

As plaquetas são componentes do sangue responsáveis pela coagulação, ou seja, evitam sangramentos.

Quais são as pessoas que necessitam de plaquetas?

Pacientes que sangram devido a baixa contagem de plaquetas por causa de leucemias, tumores, aplasia de medula óssea, transplantados (que estão em tratamento com quimioterapia), radioterapia etc.

Como se chama este procedimento?

O processo de doação de plaquetas denomina-se de plaquetaférese. A técnica utilizada chama-se aférese.

Eu corro o risco de contaminação ao doar plaquetas?

De forma nenhuma. Durante todo o processo somente são utilizados materiais estéreis de uso único em sistema fechado de forma que o sangue do doador não entra em contato direto com o equipamento.

Eu preciso usar algum medicamento?

Não. Durante o procedimento certa quantidade de anticoagulante circulará por seu sangue para evitar que este coagule no circuito, mas a quantidade é mínima e não lhe prejudicará em nada. Normalmente um pouco de soro fisiológico é acrescido ao circuito para completá-lo.

Estas plaquetas não me farão falta?

Não, porque cerca de 30% das suas plaquetas serão doadas sendo que destas, 10% você recupera em uma hora e o restante em 24 horas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário